O Amor é o único significado

4cd4a9245e8cb2bd97c3c3331a865979

“Realmente, quando você se apaixona você perde a razão completamente. Este é o motivo pelo qual dizemos que o homem ‘cai’ em amor. Cai de onde? Cai da cabeça para o coração. Nós usamos este termo de condenação ‘cair em amor’, porque a cabeça, a razão, não pode olhar para isto sem condenar. Isto é uma queda. O amor é realmente uma queda ou é uma elevação? Você se torna mais com ele ou se torna menos? Se expande ou se encolhe? Com amor você se torna mais. Seu estado de consciência é maior, seu sentimento é maior; sua sensação de êxtase é maior, sua sensibilidade é maior. Você fica mais vivo, mas uma coisa se torna menor: o raciocínio é menor. Você não pode explicar o amor com a razão; ele é cego. De acordo com os conceitos da razão, ele é cego. O coração tem sua própria razão – isso é outra coisa – e o coração tem seus próprios olhos, mas isso é outra coisa. Os olhos da razão não estão lá, portanto a razão diz que é uma queda: você caiu.

“A menos que o centro do coração comece a funcionar de novo o homem não será capaz de amar, e toda a miséria da vida moderna é porque a menos que ame, ele não pode sentir nenhum significado nesta vida. A vida parece sem sentido. O amor lhe dá sentido; o amor é o único sentido. A menos que seja capaz de amar você ficará sem sentido, e sentirá que está existindo sem nenhum significado, futilmente, e o suicídio se tornará atraente. Então você gostará de se matar, acabar consigo mesmo, terminar, porque qual é a finalidade de existir?

“A mera existência não pode ser tolerada. A existência deve ter um sentido; senão qual é a utilidade? Porque ir prolongando a si mesmo desnecessariamente? Porque ir repetindo o mesmo padrão a cada dia? Sair da cama e fazer a mesma coisa, de novo ir dormir e no próximo dia o mesmo padrão: para quê?

“Você tem feito isso até agora, e o que aconteceu? E continuará fazendo a menos que a morte venha e o liberte do seu corpo. Então, qual é a utilidade? O amor dá sentido. Não que através do amor algum resultado ou algum resultado venha a ser ou algum objetivo – não! Através do amor cada momento se torna valioso em si mesmo. Então você nunca pergunta isto. Se alguém pergunta qual é o sentido da vida, saiba bem que está faltando o amor. Sempre que alguém pergunta qual é o sentido da vida ele está perguntando porque ainda não foi capaz de florescer numa experiência de amor. Quando alguém está amando ele nunca pergunta qual é o sentido da vida. Ele sabe o significado; não precisa perguntar. Ele conhece o significado! O significado está lá: o amor é o significado na vida.”

Osho, The Book of Secrets,  Talk #44


A REALIZAÇÃO DO AMOR

A luz é possível , mas apenas por meio do amor. Sem amor só a escuridão é possível. No mundo interior, amor e luz são sinônimos, não significam coisas diferentes . Portanto, se alguém quiser ser cheio de luz, se quiser ser iluminado, tem de amar incondicionalmente, amar sem exigências. As exigências tornam o amor feio, elas o destroem. Se você tem condições atreladas a seu amor, ele não ;e mais amor – tornou-se luxúria, tornou-se um jogo político, um exercício de poder.

Deixe seu amor permanecer puro e irrestrito, não crie barreiras em torno dele. Não lhe dê um endereço específico e, lentamente, você verá que não é uma questão de quem amar ou do que amar – a única questão é como amar. O objeto do amor é irrelevante.

Assim como o corpo precisa da respiração – é a vida dele – a alma precisa do amor – é o alimento da alma. Quanto mais você ama, mas alma você tem. Quando seu amor não conhece fronteiras, seu ser tamb]em não as conhece. Isto é o que realmente significa realização de Deus: é a realização do amor, e nada mais.

OSHO – Meditações para a Noite- mês 4 dia 28 Meditação é fogo