Além do conhecimento e do não-conhecimento

Existem dois tipos de pessoas: as que são preenchidas com conhecimento e outras são preenchidas com ignorância. Um é identificado com o conhecimento e outro com a ignorância. Empurre ambos para o lado, o conhecer e o não-conhecer, assim você não é nem a ignorância, nem o conhecimento. Coloque ambos de lado, o positivo e o negativo. Então quem é você? De repente o “quem” será revelado a você. Você se tornará consciente do além, daquilo que transcende. Colocando ambos de lado, o positivo e o negativo, você estará vazio. Você será nenhum, nem sábio, nem ignorante. Coloque ambos de lado, ódio e o amor, coloque ambos de lado, a amizade e a inimizade. Quando ambas as polaridades forem colocadas de lado, você estará vazio.

Mas esse é o truque da mente: ela pode colocar um de lado, mas nunca os dois juntos. Ela pode colocar um de lado – você pode colocar a ignorância de lado, então você se agarra ao conhecimento. Você pode colocar a dor de lado, mas aí você se agarra ao prazer. Você pode colocar os inimigos de lado, mas aí você se agarra aos amigos. E existem algumas pessoas que fazem justamente o contrário: elas colocam os amigos de lado e se agarram aos inimigos; elas colocam o amor de lado, e se agarram ao ódio, elas colocam a riqueza de lado, e se agarram à pobreza.; elas colocam o conhecimento e as escrituras de lado , e se agarram à ignorância. Essas pessoas são grandes renunciadores. Qualquer coisa que você se agarra, elas colocam de lado e agarram o oposto – mas elas se agarram do mesmo jeito.

Agarrar-se é o problema, porque se você se agarra, você não consegue esvaziar-se. Não se agarre, esta é a mensagem desta técnica. Simplesmente não se agarre a nada, nem positivo, nem negativo, porque com o não-agarrar-se, você encontrará a si mesmo. Você esta aí, mas por causa desse agarrar-se, você está escondido. Com o não-agarrar você estará exposto, você estará descoberto. Você explodirá.

Osho – Vigyan Bhairav Tantra

Anúncios